domingo, 11 de dezembro de 2011

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 2011


      O Projeto “Semana da Consciência Negra” (de 07 a 11 de novembro de 2011) envolveu toda nossa comunidade escolar.
   A princípio, a escola antecipadamente deu ciência às famílias sobre o tema a ser trabalhado com as crianças. Já no decorrer de toda a semana, no horário de entrada e/ou saída dos alunos e nos momentos do recreio foram propiciados momentos com músicas de origem africana.
   As ações na sala de aula voltaram-se para as rodas de conversa, contação de histórias(As tranças de Bintou, O macaquinho e o tambor, Zumbi dos Palmares), dinâmicas, músicas, trabalhos de pesquisas em jornais e revistas, poesias, trabalhos de arte(pinturas, desenhos, recortes e colagens, confecção de máscaras e instrumentos musicais), construção de murais, vídeo(Kiriku e a feiticeira que vem de encontro ao Projeto valores, enfocando a amizade, o amor, o respeito, a persistência), dentre outras práticas.
   Os momentos de socialização no pátio deram-se pela contação de história(A bonequinha preta) , coreografia da dança pérola negra por grupo de crianças e ainda,  rodas de capoeira nos momentos de recreio, bem como pela apresentação do grupo de capoeira da escola, coordenados pelo professor Pardal(equipe do CRAS).
    O projeto culminou com a visita das famílias e comunidade à escola, oportunidade em que puderam ver de perto tudo o que foi construído durante a semana. É oportuno salientar dois momentos bem marcantes: o primeiro refere-se a uma das atividades propostas em sala de aula, em que a criança através de desenhos(posteriormente colocados num painel) deveria retratar “o seu sonho”. Por ocasião das visitas alguns pais sentiram-se bem motivados a tomar ciência dos desejos de seus filhos e, sendo viáveis ou não a concretização desses desejos, o mais importante foi a relação afetiva ali estabelecida. Outro ponto bem relevante foi a grande aceitação da “bonequinha preta” pelas crianças.
     Sabemos que o respeito às diferenças e a vivência de valores precisa ser trabalhado desde os primeiros anos de vida. E ainda, todos os dias em sala de aula. Dessa forma, esperamos estar contribuído para a valorização e o respeito às diferenças de raças, gêneros e deficiências.
                                      

SÔNIA TINÔCO
COORDENADORA PEDAGÒGICA
  Obs: seguem algumas imagens:
RECEPÇÃO AOS CONVIDADOS PARA EXPOSIÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



PAINEL DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA






EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELOS ALUNOS EM SALA DE AULA





CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS:
AS TRANÇAS DE BINTOU











TEATRO DE BONECOS: A HISTÓRIA DE MARIAZINHA E A BONECA
PRETINHA


  MOMENTO DA CAPOEIRA – DANÇA ORIUNDA DA ÁFRICA
(PROJETO CAPOEIRA – Alunos da escola /CRAS)

Professor Pardal e seus alunos (Grupo de Capoeira -  CRAS  Redenção)

CINEMA NA ESCOLA
EXIBIÇÃO DO FILME: KIRIKU E A FEITICEIRA


MENÇÃO A ZUMBI DOS PALMARES – ÍCONE DA RESISTÊNCIA À ESCRAVIDÃO

FOMENTO AOS SENTIMENTOS DE AMOR E RESPEITO À MISSIGENAÇÃO DAS RAÇAS PELA COR DA PELE


 

MENINAS E MENINOS COMPARTILHANDO DO MESMO SENTIMENTO E RESPEITO ÀS NOSSAS ORIGENS.



EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS EXTRACLASSE



















sábado, 10 de dezembro de 2011

SEMANA DA CRIANÇA - 2011


_______________________________________________________
Essa é a representação mais fiel da alegria e da satisfação de todos os envolvidos na educação infantil do CEI Fca Arruda de Pontes.




A Semana da Criança, em outubro de 2011, no Centro de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes, na cidade de Redenção-CE, foi marcada pela passeata do brinquedo, brincadeiras com palhaços, contação de histórias com livros e fantoches, cinema curta metragem na escola, passeio ao parque infantil(na localidade de Antonio Diogo) e ao  balneário das Lajes e, ainda, entrega de presentes às crianças. Foram momentos de muita alegria, diversão e lazer, marcada também pela visita das crianças da Creche  Maria Bessa, da cidade de Acarape que abrilhantaram ainda mais a semana.

      As ações realizadas vieram de encontro ao Projeto ECA(Educar, Crescer e Aprender para a Cidadania) ,já trabalhado na escola desde o 1° semestre, cujo objetivo maior é   suscitar reflexões sobre o respeito e a solidariedade em favor dos direitos da criança e do adolescente.



   Vejam algumas imagens:




















__________________________________________________________________