quarta-feira, 16 de maio de 2012

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Além dos inúmeros atendimentos por parte de profissionais parceiros nas áreas da psicologia, assistência social, nutrição, orientação educacional, saúde bucal, etc., as crianças do  CEI Francisca Arruda de Pontes recebem  também  um auxílio na área da informática. Essa nova parceria nasceu  da necessidade da inclusão das crianças no mundo da informática, para isso, conta com a participação de duas estagiárias do  Curso e-jovem mantido pelo Governo do Estado, promovido pela Escola Dr. Brunilo Jacó e que ora prestam serviços, como estagiárias, em turnos alternados, atuando basicamente na informática e ajudando as crianças a conhecerem e manipularem os computadores da escola.
 Entre os muitos benefícios que a tecnologia na educação oferece, a facilidade e a praticidade em desenvolver habilidades é o que mais chama atenção, principalmente porque as atividades realizadas pelas crianças em computadores têm foco interativo como os jogos, pequenas digitações, vídeos e imagens, tudo de forma positiva e com a devida segurança.
Nessa perspectiva, a escola acredita que essa prática só vem acrescentar os benefícios em termos de aprendizagem infantil, uma vez que acredita que é fundamental apresentar e usar a informática de forma saudável, planejada e avaliada sempre em sintonia e conhecimento das professoras de sala de aula   e principalmente da coordenadora pedagógica com quem as estagiárias têm estreita ligação.
É oportuno salientar a grande satisfação das crianças ao manipularem os computadores, o que para a grande maioria ainda é novidade, não tendo até aqui, tido contato com esses instrumentos. Os professores, por sua vez, também vêm recebendo um atendimento por parte das estagiárias.