quarta-feira, 28 de março de 2012

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO NO CEI FRANCISCA ARRUDA DE PONTES



Entre os muitos compromissos que esta escola assume para desenvolver a aprendizagem da criança, há um que seus educadores gostariam de destacar nesse momento: O  de contribuir para o PMSE (Plano de Mobilização Social pela Educação) que desde o ano passado vem somando esforços para garantir os direitos da articulação de uma rede de proteção integral em torno das crianças e dos adolescentes.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) onde esta escola, através da Secretaria da Educação de Redenção – CE (SME) faz sua adesão ao trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade. O plano oferece o direito de aprender a todos e a cada um dos brasileiros e está fundamentado no pensamento de que, embora o Sistema educacional seja parte indispensável para garantir esse direito, os vários segmentos da sociedade são integrados numa perspectiva de consolidação dos planos em favor das crianças e jovens brasileiros na melhoria da qualidade da educação.

Nesse contexto, esta Instituição tem apoiado as ações da equipe da SME que vem promovendo atividades nos espaços educacionais com o objetivo maior de aproximar as comunidades, dialogando com o público, despertando consciências, falando sobre educação, enfim, comunicando e interagindo.

 Como exemplo disso, podemos destacar a ultima ação acontecida nesta instituição que foi a mobilização com o tema: Criando os filhos no caminho de Deus. Onde foi mostrada para os pais a importância de educar os filhos à luz da palavra de Deus, falando de Deus para as crianças, tanto em casa quanto na escola, de formá-los enquanto cristãos a buscarem bons caminhos. Foi abordada também a necessidade de se haver harmonia, respeito, diálogo dentro de casa. E o acompanhamento dos filhos junto à escola.

Foi um momento muito rico com a apresentação das crianças, palestra, ilustrado com vídeos, com momento de oração, que contribuiu para despertar nos pais o desejo de ser uma família diferente, regrada e fortalecida pelos laços do amor de Deus.


terça-feira, 13 de março de 2012

C.E.I FRANCISCA ARRUDA ABRE SUAS PORTAS E ACOLHE VISITANTES.


Este Centro Educacional  registra seu contentamento em ter sido escolhido, pela Secretaria Municipal da Educação de Redenção-CE, para o acolhimento a três visitas de Instituições renomadas e que, pelo grau de seriedade e credibilidade pública, considera de suma relevância: A primeira foi dia 14 de Fevereiro de 2012, quando recebeu a Sra. Maria Ganen, pesquisadora da TV Futura, da cidade de São Paulo e  que atualmente desenvolve um projeto sobre Desenvolvimento Infantil. Na oportunidade, colheu material para sua pesquisa através de fotos em sala de aula, parque infantil e entrevistas com as educadoras.





Sempre acompanhada das Coordenadoras do Instituto IFAN, Professoras Vânia Girão e Angélica Bezerra, esta escola contribuiu mostrando-lhe a metodologia do Projeto Estação do Brincar que atende crianças de 02 a 06 anos de idade com a finalidade de fomentar os aspectos motores, cognitivos e raciocínio lógico através da ludicidade. Nessa mesma perspectiva, a escola recebeu também um grupo de Profissionais  da Secretaria de Educação do Município de Juazeiro do Norte-CE, em 28 de Fevereiro de 2012, para também se inteirar sobre o mesmo projeto, desta vez, com o objetivo de avaliar e pensar numa possível adesão em sua cidade de origem.






A terceira visita se deu em 01 de Março de 2012. Dia em que a Jornalista Marilena Lima da TV Diário esteve presente com sua equipe jornalística. Nessa ocasião foram gravados depoimentos de educadoras e mães de alunos e algumas ações desenvolvidas com as crianças  nos espaços de recreação,  refeitório, salas de aula e demais dependências desta instituição. A finalidade dessa reportagem foi para concluir o documentário que a referente jornalista iniciou em 2011 sobre o Município, com foco nos projetos executados pela Secretaria da Educação de Redenção, na gestão da professora Ana Paula fonseca Braga.

Assim, o Centro de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes agradece a todos os funcionários, que são educadores por excelência, que ao lado do núcleo gestor, têm acolhido todos aqueles que propagam as ações em prol do desenvolvimento integral da criança, abrindo suas portas e mostrando seus projetos em contribuição à aprendizagem de seus alunos e à educação como um todo.


domingo, 11 de março de 2012

CONSELHO ESCOLAR: SOMANDO ESFORÇOS PARA O CRESCIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


Geralmente o Conselho Escolar é visto, por muitos, como apenas um agente fiscalizador das ações administrativas e financeiras da escola, dividindo competências e desentrelaçando parcerias. Na verdade, esse órgão colegiado é de extrema importância, pois atua a favor da integração de todos os envolvidos que promovem o crescimento individual e coletivo de cada segmento da sociedade escolar.
O Centro de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes, na perspectiva de melhorias para o ensino e a aprendizagem, trabalha lado a lado com esse Conselho somando esforços e descentralizando poderes, pois considera a parceria escola/família uma articulação que deve acontecer, dentro do reconhecimento das competências que são aferidas a cada uma, dos padrões legais que as norteiam e do fomento às boas relações que as constituem.
Dentre muitas competências do Conselho nesta escola, destacamos:

·        Acompanhar as atividades da escola, com ênfase nos indicadores de acesso e permanência dos alunos na escola;
·        Acompanhar a aplicação dos recursos financeiros da escola;
·        Colaborar nas ações pedagógicas e administrativas, dinamizando o processo ensino-aprendizagem;
·        Participar de definições e diretrizes, prioridades e ações a serem desenvolvidas na escola;
·        Etc.

A Presidente do Conselho acolhendo a todos e abrindo os trabalhos.

A Diretora da escola expondo ações trabalhadas em 2011 e metas para 2012.
Representação de cada segmento escolar(Núcleo gestor, pais e professores de alunos e funcionários em geral)

Nosso Conselho é composto pela representação de núcleo gestor, de professores, pais de alunos e de funcionários. Geralmente, os membros dessa Unidade executora, reúnem-se bimestralmente, e aproveitam esses valiosos momentos para, além de discutirem assuntos protocolares da escola, executarem também terapias de grupo e assim, ajudarem-se a se fortalecerem espiritualmente através de orações, de textos reflexivos e de autoconhecimento, enfim, das relações Inter e intrapessoais.

Ao iniciarmos o ano letivo, fizemos nossa primeira reunião dia 28 de fevereiro de 2012, oportunidade, em que os membros do Conselho Escolar reafirmaram assim, a valiosa parceria que vem fazendo com a escola, no sentido de assumir compromissos quanto ao fortalecimento das ações a serem desenvolvidas por todo ano.

.

 

 Palavra de Deus - Momento de enriquecimento Espiritual comandado por uma funcionária da escola.

Foi um momento em que pais e mestres, em conjunto com a gestão desta instituição, fizeram uma breve avaliação no que se atingiu em 2011, para se pensar 2012, com coerência, senso comum e aprofundamento legal sempre norteado pelos instrumentos que regem a escola e a educação como um todo.

quinta-feira, 8 de março de 2012

HOMENAGEM ESPECIAL À MULHER PELO SEU DIA!


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!




"Mulher
Sempre disposta a amar, perdoar, lutar e mudar...
Mulher corajosa...
Mulher encantada...
Mulher carinhosa...
Que sabe viver intensamente
Cada minuto de Deus.


O Centro de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes parabeniza a todas as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher". Mulheres funcionárias e ex-funcionárias, mulheres mães de alunos (as), enfim, mulheres Redencionistas que de forma destemida vêm cumprindo sua missão e assumindo cada vez mais diferentes papeis na sociedade.
SAUDAMOS A TODAS QUE CONTRIBUEM COM A EDUCAÇÃO!


P A R A B É N S!








sábado, 3 de março de 2012

CARNAVAL A SERVIÇO DOS VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


O C.E. I Francisca Arruda de Pontes promoveu, no último dia 17, o pré-carnaval 2012, intitulado: “CARNAVALZINHO VIVENDO VALORES”. Uma iniciativa positiva dos educadores em propagar esse tema tão importante a todo público infantil e demais convidados, principalmente porque há anos é trabalhado no dia-a-dia da escola.

As crianças desfilaram em blocos por todo o pátio, e bem fantasiadas, representaram os valores vivenciados na rotina escolar. Dentre eles: Amor, Amizade, Harmonia, Esperança, Alegria e União.




Momento de grande alegria e descontração ao som de marchinhas carnavalescas tradicionais. Funcionários e algumas mães participaram do baile animando ainda mais a folia.