domingo, 11 de março de 2012

CONSELHO ESCOLAR: SOMANDO ESFORÇOS PARA O CRESCIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


Geralmente o Conselho Escolar é visto, por muitos, como apenas um agente fiscalizador das ações administrativas e financeiras da escola, dividindo competências e desentrelaçando parcerias. Na verdade, esse órgão colegiado é de extrema importância, pois atua a favor da integração de todos os envolvidos que promovem o crescimento individual e coletivo de cada segmento da sociedade escolar.
O Centro de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes, na perspectiva de melhorias para o ensino e a aprendizagem, trabalha lado a lado com esse Conselho somando esforços e descentralizando poderes, pois considera a parceria escola/família uma articulação que deve acontecer, dentro do reconhecimento das competências que são aferidas a cada uma, dos padrões legais que as norteiam e do fomento às boas relações que as constituem.
Dentre muitas competências do Conselho nesta escola, destacamos:

·        Acompanhar as atividades da escola, com ênfase nos indicadores de acesso e permanência dos alunos na escola;
·        Acompanhar a aplicação dos recursos financeiros da escola;
·        Colaborar nas ações pedagógicas e administrativas, dinamizando o processo ensino-aprendizagem;
·        Participar de definições e diretrizes, prioridades e ações a serem desenvolvidas na escola;
·        Etc.

A Presidente do Conselho acolhendo a todos e abrindo os trabalhos.

A Diretora da escola expondo ações trabalhadas em 2011 e metas para 2012.
Representação de cada segmento escolar(Núcleo gestor, pais e professores de alunos e funcionários em geral)

Nosso Conselho é composto pela representação de núcleo gestor, de professores, pais de alunos e de funcionários. Geralmente, os membros dessa Unidade executora, reúnem-se bimestralmente, e aproveitam esses valiosos momentos para, além de discutirem assuntos protocolares da escola, executarem também terapias de grupo e assim, ajudarem-se a se fortalecerem espiritualmente através de orações, de textos reflexivos e de autoconhecimento, enfim, das relações Inter e intrapessoais.

Ao iniciarmos o ano letivo, fizemos nossa primeira reunião dia 28 de fevereiro de 2012, oportunidade, em que os membros do Conselho Escolar reafirmaram assim, a valiosa parceria que vem fazendo com a escola, no sentido de assumir compromissos quanto ao fortalecimento das ações a serem desenvolvidas por todo ano.

.

 

 Palavra de Deus - Momento de enriquecimento Espiritual comandado por uma funcionária da escola.

Foi um momento em que pais e mestres, em conjunto com a gestão desta instituição, fizeram uma breve avaliação no que se atingiu em 2011, para se pensar 2012, com coerência, senso comum e aprofundamento legal sempre norteado pelos instrumentos que regem a escola e a educação como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário