quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Colação de grau do Pré II- 2012

Encerrando a primeira etapa do inicio de suas vidas estudantis, os alunos do Infantil V com grande esmero comemoraram com a festinha de colação de grau. Pais, funcionários, padrinhos,madrinhas e convidados se fizeram presentes para prestigiar esse importante momento para nossas crianças. Agradecemos a todos pela participação e colaboração nesse momento.

CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO DOS NOSSOS ALUNOS

DESEJAMOS A TODOS QUE CURTAM BASTANTE SUAS FÉRIAS, TENHAM UM NATAL ABENÇOADO E UM FELIZ ANO NOVO DE MUITA PAZ, SAÚDE E SUCESSO.

NATAL SOLIDÁRIO

Dia 06/12/12, encerrando o ano letivo com nossas crianças, tivemos o " Natal Solidário", em parceria com a UNILAB, tendo Verônica da Silva como idealizadora e Samia Maluf como madrinha desse projeto. Gostaríamos de agradecer a todos que de forma direta ou indireta, contribuíram para a realização desse sonho de todas as crianças.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

OUTUBRO- O MÊS DAS NOSSAS CRIANÇAS

Em homenagem às nossas crianças tivemos uma semana especial, com brincadeiras, presentes; a presença do palhaço, apresentação dos alunos da UNILAB com a Terapia do Riso e muita diversão... 
Nossas crianças merecem todo carinho e dedicação, pois são as esperanças do nosso amanhã! 
Parabéns às Crianças da Francisca Arruda e do mundo inteiro...





quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Desfile do 7 de Setembro









Atualizando nosso blog com nossas ações...
No mês de setembro nossas crianças desfilaram em comemoração ao dia da Independência do  Brasil. Com várias temáticas apresentaram as ações da nossa escola.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

FELIZ VOLTA ÀS AULAS!!!

CHEGANDO AO FIM DAS FÉRIAS, A CRECHE FRANCISCA ARRUDA, DE BRAÇOS ABERTOS, ACOLHE SEUS ALUNOS EM MAIS UM SEMESTRE LETIVO. RENOVADAS AS FORÇAS, VOLTAMOS COM TODO ENTUSIASMO PARA ESSA NOVA ETAPA NA APRENDIZAGEM DAS NOSSAS CRIANÇAS, COM NOVAS ATIVIDADES, NOVOS TRABALHOS E NOVAS COMEMORAÇÕES.
“A VOLTA ÀS AULAS É UMA OCASIÃO ESPECIAL. É O REENCONTRO DO APRENDIZ COM O MESTRE, DA CURIOSIDADE COM O CONHECIMENTO E DA MOTIVAÇÃO COM O INCENTIVO. É O MOMENTO DE REINTEGRAÇÃO, DE REVER OS COLEGAS E AMIGOS, PARCEIROS DE MAIS UM ANO NESSA TRAJETÓRIA.”

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Além dos inúmeros atendimentos por parte de profissionais parceiros nas áreas da psicologia, assistência social, nutrição, orientação educacional, saúde bucal, etc., as crianças do  CEI Francisca Arruda de Pontes recebem  também  um auxílio na área da informática. Essa nova parceria nasceu  da necessidade da inclusão das crianças no mundo da informática, para isso, conta com a participação de duas estagiárias do  Curso e-jovem mantido pelo Governo do Estado, promovido pela Escola Dr. Brunilo Jacó e que ora prestam serviços, como estagiárias, em turnos alternados, atuando basicamente na informática e ajudando as crianças a conhecerem e manipularem os computadores da escola.
 Entre os muitos benefícios que a tecnologia na educação oferece, a facilidade e a praticidade em desenvolver habilidades é o que mais chama atenção, principalmente porque as atividades realizadas pelas crianças em computadores têm foco interativo como os jogos, pequenas digitações, vídeos e imagens, tudo de forma positiva e com a devida segurança.
Nessa perspectiva, a escola acredita que essa prática só vem acrescentar os benefícios em termos de aprendizagem infantil, uma vez que acredita que é fundamental apresentar e usar a informática de forma saudável, planejada e avaliada sempre em sintonia e conhecimento das professoras de sala de aula   e principalmente da coordenadora pedagógica com quem as estagiárias têm estreita ligação.
É oportuno salientar a grande satisfação das crianças ao manipularem os computadores, o que para a grande maioria ainda é novidade, não tendo até aqui, tido contato com esses instrumentos. Os professores, por sua vez, também vêm recebendo um atendimento por parte das estagiárias.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Abril em Festa no CEI Francisca Arruda de Pontes.

Este mês tem sido marcado por várias ações pedagógicas e sócioeducativas envolvendo os atores da Educação Infantil - Crianças e suas famílias e profissionais de áreas intrínsecas à educação (Nutricionista, educador físico, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, entre outros).  Parceiros sempre presentes no CEI Francisca Arruda de Pontes na cidade de Redenção - CE.

As imagens abaixo evidenciam os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde das Famílias) aplicando oficinas aos pais de alunos , que foram divididos em dois grupos com os temas: Alimentação Saudável para um bom desenvolvimento e a Importância da Educação Física na vida das crianças, respectivamente ministrados pela  Dra Alexsandra (Nutricionista) e pelo Professor Wendell (Educador Físico)que ficaram com o primeiro grupo.


 Mais dois temas foram trabalhados, dessa vez, com o segundo grupo de pais: Postura Corporal e Ansiedade na Infância sob a coordenação da Fisioterapeuta Aparecida e da Psicóloga Raquel respectivamente.



Numa linguagem clara e simplificada, as oficinas foram bem elaboradas, participativas, dinâmicas e vieram de encontro às necessidades dos ouvintes em suas vidas cotidianas. Essa ação é mais uma das metas, do Plano Político Pedagógico da escola para 2012, pensada na perspectiva de melhorar a qualidade de vida de todos que fazem a comunidade escolar do CEI Francisca Arruda de Pontes.



Profissionais da Saúde bucal contribuindo no fortalecimento das parcerias.


___________________________________________


Outro momento importante se deu em 13 de Abril quando as crianças comemoraram a Páscoa na escola. O objetivo maior dessa ação foi reforçar o projeto valores a partir de atitudes vivenciadas pelas crianças, como amizade, perdão, respeito, solidariedade, dentre outras práticas. São oportunidades construídas através de brincadeiras, músicas, dinâmicas, socialização no pátio, dramatizações, etc.



 ____________________________________


Dia 18 de abril foi vivenciado na escola o dia do Livro Infantil. Na ocasião as crianças se empolgaram com os livros de histórias infantis, que estiveram à disposição de todos através de um cenário organizado no pátio da escola, incluindo-se também momentos com músicas, apresentação de alguns personagens do sítio do pica-pau-amarelo e contação de histórias: Emília e a Cuca, dentre outros. Esta ação veio de encontro ao projeto vivenciado na escola intitulado: “À Hora do Conto”, cuja finalidade é despertar o gosto e o prazer pela leitura, desenvolver habilidades nas diversas áreas do conhecimento e principalmente adotar pequenas posturas a partir das histórias trabalhadas.





______________________________________



O Índio também foi homenageado pelas crianças desta escola no dia  19 de abril, quando conheceram um pouco de seu modo de vida, costumes, enfim toda cultura herdada pelo povo brasileiro.




terça-feira, 3 de abril de 2012

EU CONTRA A DENGUE

Eu contra a dengue é mais um projeto vivenciado pelo C.E.I Francisca Arruda de Pontes. No ultimo dia 29 de março, como culminância do projeto foi realizada uma passeata pelas ruas do Parque da Liberdade em Redenção-CE. Pais e crianças participaram ativamente desse grande momento, cujo objetivo maior é conscientizar a todos que a dengue se combate todo dia e que nessa luta todos somos parceiros.

 
As ações do projeto são desenvolvidas anualmente no período de fevereiro a março, seja através de rodas de conversa, músicas, contação de histórias, brincadeiras dirigidas, palestras, dentre outras


O mais importante de todo o trabalho é o envolvimento das crianças em todo o processo, sendo grandes colaboradoras na divulgação do assunto junto às famílias, conscientizando-as da necessidade de colaborar no combate a dengue.

Com certeza, se as crianças fossem ouvidas em sua grande maioria, teríamos um resultado mais eficiente nessa luta.